TRILHA DO CONHECIMENTO COMPETÊNCIAS DO CONDUTOR DE TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO É CONCLUÍDA EM MIRACEMA

segunda, 18 de novembro de 2024 116 visualizações
Leitor de áudio
Ouvir Texto Stop

No último dia 13 de novembro de 2024 encerrou o módulo conclusivo da Trilha do Conhecimento Competências do Condutor de Turismo de Aventura e Ecoturismo - ABNT NBR ISO 21.102:2021, graças à parceria entre a Gestão Municipal e o SEBRAE-TO, por meio do Projeto Miracema Tem Turismo. Uma ação voltada à capacitação de empresários, colaboradores, representantes de agências e prestadores de serviço, com intuito de garantir ao turista uma experiência segura e inesquecível.

O curso básico de Formação de Condutores de Turismo de Aventura e Ecoturismo foi organizado em três módulos, com datas e conteúdos programáticos específicos para cada fase do curso. É importante destacar que a norma ABNT NBR ISO 21102:2021 estabelece um marco fundamental para a qualificação de profissionais que atuam no turismo de aventura e ecoturismo. Ao definir as competências mínimas para condutores dessas atividades, a norma contribui para a segurança, a qualidade e a sustentabilidade dessas experiências.

Os módulos foram divididos nas seguintes temáticas: Módulo I: SGS: Qualidade do Atendimento com foco Competências Técnicas Turismo de aventura – Líderes – Competência de pessoal; que discutiu sobre “Turismo, Hospitalidade e Qualidade no atendimento e Competências Técnicas e Comportamentais do Condutor de Turismo de Aventura e Ecoturismo”. O segundo módulo pontuou sobre os “Protocolos para Gestão da Segurança no Turismo de Aventura”, com foco central em “Gestão da Segurança em Turismo de Aventura: APH – Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros) em Ambiente Natural”. No terceiro e último módulo, os participantes aprenderam sobre a “Interpretação e Análise das normas brasileiras para Planejamento da atividade turística de Aventura”, com destaque para a “Interpretação e Análise das normas ABNT; Planejamento de Itinerários Turísticos de Aventura e Atividade Experiencial Final”.

Como atividade final, foi realizada uma Atividade Experimental, onde os cursistas realizaram efetivamente a condução de um passeio planejado e executado pelos participantes que deverão definir local, planejar atividade, pesquisar características, riscos, cuidados e providências, disponibilizar informações mínimas aos participantes e realizar o itinerário com qualidade e segurança.

“O curso abordou conteúdos extremamente relevantes. A segurança do nosso turista, em todos os aspectos, influencia diretamente na economia local, atraindo investimentos e gerando empregos. Nosso objetivo é que todos os nossos destinos turísticos priorizem a segurança e consolidem sua reputação, se destacando cada vez mais pela excelência na prestação dos seus serviços”, pontuou a Secretária Municipal, Lizana Bezerra.

A prefeita Camila Fernandes também acompanhou o curso e recebeu depoimentos e agradecimentos emocionantes dos participantes pelo investimento no segmento turístico local. “Seguimos investindo no Turismo Miracemense por enxergar claramente o nosso potencial e as oportunidades que ele já tem trazido para o nosso município. Estamos caminhando para a formatação do produto turístico de Miracema, o que nos possibilita e qualifica a comercializar nossos atrativos, nossa gastronomia e cultura com todo o mundo. Nesse sentido, a segurança é um pilar fundamental para o sucesso deste setor. Um ambiente seguro transmite confiança aos viajantes, impulsionando a escolha de destinos e a fidelização de clientes”, destacou a gestora municipal.

Miracema do Tocantins, 18 novembro de 2024

Galeria de Fotos Clique nas imagens para ampliar
Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins-TO
© 2024 Todos os direitos reservados.
Versão 01122024_d.320neo