Aguarde, carregando...

PROJETO DE LEI CRIA E DENOMINA A BANDA SINFÔNICA MESTRE ROSENDO RODRIGUES DA SILVA

Dia 08/06/2021

A Prefeita Camila Fernandes encaminhou na tarde desta segunda-feira, 07, o Projeto de Lei 010/2021, de 07 de junho de 2021, que dispõe sobre a criação e a denominação da BANDA SINFÔNICA MESTRE ROSENDO RODRIGUES DA SILVA, do Município de Miracema do Tocantins, vinculada à Secretaria Municipal de Juventude e Cultura.

O projeto é fruto de uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que doa os instrumentos musicais para o município implantar a Banda Sinfônica, e tem como objetivo promover e fomentar as artes, cultura, a educação e o esporte e é dirigido a atender jovens de 09 a 16 anos.

Conforme as justificativas do Projeto de Lei, o projeto denomina a Banca Sinfônica do Município de BANDA MESTRE ROSENDO RODRIGUES DA SILVA, podendo ser adotada a forma abreviada de Banda Mestre Rosendo, em homenagem a um dos nomes de referência da música de Miracema do Tocantins.

A presente homenagem é pertinente na medida em que denomina de Banca Mestre Rosendo Rodrigues da Silva, uma personalidade que durante décadas marcou época como instrumentista, como saxofonista, animando bailes nos tempos áureos das festas de salão, deixando seu nome marcado na história de Miracema e na vida de muitos cidadãos miracemenses.

A assessoria da Prefeita Camila entrou em contato com uma filha do homenageado, Sra. Irene Rodrigues, que atualmente mora fora do Brasil, que externou grande satisfação com a homenagem prestada ao seu falecido pai, uma pessoa simples, mas que teve uma atuação ativa na vida e no cotidiano de Miracema, notadamente animandos bailes e festas durante décadas, deixando seu nome na história, ressaltando o valor da homenagem, por referir àquilo que era sua paixão, à música.

É fato que diversos outros nomes estariam à altura da presente homenagem, mas o nome de Rosendo Rodrigues da Silva se sobressai em razão de ser o mesmo um saxonfonista, não havendo nada mais justo do que homenagear a banda ora criada com seu nome, por se tratar de uma banda sinfônica, portanto, composta basicamente por instrumentos de sopro.

O projeto de lei vai à apreciação da Câmara Municipal de Miracema, com pedido de tramitação em regime de urgência, já que os instrumentos estão na iminência de serem entregues para a Secretaria de Juventude e Cultura.