Ouvir Texto Stop

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo realizou nesta terça-feira, 28, o primeiro processo de escuta ativa de segmentos culturais e grupos sociais minoritários para ampliar o debate sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) no município. A reunião aconteceu no Auditório do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Miracema, com a participação de representantes de comunidades religiosas de matrizes africanas, de povos indígenas, de grupos LGBTQIA+, de movimentos sociais e de mulheres. 

Durante o encontro, a vice-presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ACTV), a cineasta Eva Pereira, apresentou os principais pontos da Lei Complementar 169/2022, que destinará mais de R$ 174 mil para a comunidade cultural de Miracema aplicar em projetos audiovisuais, manifestações da cultura popular e projetos de outras vertentes artísticas. 

“O processo de escuta ativa é fundamental para fazer chegar aos grupos menos acessíveis, informações sobre a Lei Paulo Gustavo e trazê-los para o debate, ouvindo deles as sugestões para que suas expressões culturais também possam ser atendidas pelos instrumentos da própria Lei”, explicou Eva Pereira. 

A cineasta disse que a Prefeitura de Miracema está empenhada na preparação de todas as etapas necessárias para acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo. No último dia 20, o município realizou a 1ª Consulta Pública da LPG, reunindo artistas, produtores culturais, mestres de cultura popular, membros e representantes de associações e entidades culturais da cidade. 

Além disso, o município está ofertando gratuitamente oficinas de Realização Audiovisual e Elaboração de Projetos Culturais. Para Eva Pereira, a escuta ativa realizada pela Prefeitura fortalece ainda mais o caráter democrático e transparente da implementação da LPG em Miracema. “A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo está de parabéns pela iniciativa. Pelo que tenho conhecimento, é o primeiro município a iniciar esse processo de escuta ativa”, reforçou.

Miracema do Tocantins, 29 de março de 2023.