Em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, que em 2023, completa 375 anos, ocorreu na noite da última quarta-feira (19), no Tiro de Guerra 11-008, uma cerimônia que teve como finalidade comemorar o Dia do Exército Brasileiro, realizar a entrega dos sutaches e divisas aos alunos do curso de formação de cabos 2023, entregar as medalhas aos vencedores do torneio de futsal do dia do exército e referenciar ex-atiradores veterenos de todos os tempos.

Participaram da solenidade, a Prefeita Municipal e Diretora do TG 11-008, Camila Fernandes, a Diretora do Câmpus da UFT (Miracema), Kalina Lígia, o 1º Tenente R/2, Lennielon Carvalho – Diretor Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Tocantins - AORE-TO, o 2º Tenente R/2 Intendência, Aluysio Oswaldo - Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Tocantins – AORE-TO, o 2º Tenente R/2 de Artilharia João José – ex militar do 32º GAC no ano de 1976, o 1º Sargento, Rafael Rodrigues, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Miracema do Tocantins além de Major Bruno Alves, Comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, dentre outras autoridades do Município de Miracema e do Exército Brasileiro.

Durante o seu discurso, o 1º Sargento, Rafael Rodrigues, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Miracema do Tocantins fez a leitura da Ordem do Dia do Exército emitida pelo General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, no qual pontuou que o "Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados". Finaliza o documento reforçando os princípios democráticos, a resiliência e a solidariedade do povo brasileiro e o valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões de nossa soberania.

Miracema do Tocantins, 19 de abril de 2023.