Ouvir Texto Stop

Em meio a muita festa e alegria a Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins e Governo do Estado do Tocantins inauguraram no Setor Flamboyant II, nesta sexta-feira (17), a Revitalização e Adequação da Praça Mãe Domingas - homenagem à dona Domingas Alves Pinto. A praça recebeu ampla reformulação, iluminação de led, irrigação, pista de cooper, paisagismo, um pergolado, brinquedos, academia de ginástica ao ar livre, quadra de futevôlei e bancos modernos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 500 mil reais para garantir uma praça moderna à população miracemense. Recursos provenientes do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda, do Governo do Tocantins e contrapartida da Prefeitura de Miracema do Tocantins.

 

Construída há mais de 30 anos e sem reforma há mais de 10, a Praça Mãe Domingas começou a ganhar cara nova no final de junho de 2022, quando naquela oportunidade, a Prefeita Camila Fernandes juntamente com representantes do Governo do Tocantins e outras lideranças políticas, lançaram a Ordem de Início de Serviços para revitalização e adequação da respectiva praça. É importante pontuar que naquela oportunidade as Praças Mariano de Holanda Cavalcante e Manoel Teixeira dos Santos (Seu Manduca) também estavam na lista para receber melhorias. Estas últimas estão em fase final de conclusão e serão entregues à comunidade brevemente.

 

Para a grande solenidade de entrega da revitalização e adequação da Praça Mãe Domingas estiveram presentes: a prefeita Camila Fernandes; o Secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Lopes Benfica que representou o Governador do Tocantins; o Deputado Estadual, Nilton Franco. Compareceram também, os vereadores: Adão Pedreiro, Assis Moura, Edilson Tavares e Núbio Gomes; Rozilene Damaso, neta da homenageada e que deu nome à Praça Mãe Domingas, além de outros representantes, servidores e a comunidade em geral, que prestigiaram o evento com muita alegria e puderam apreciar o show artístico do cantor Darlyn Moraes, que iniciou logo após as falas das autoridades. Mesmo com o forte temporal que caiu por volta das 19h30min, não apagou o brilho do evento.

 

Por fim, a Gestão Municipal destaca que é de suma importância que a comunidade zele e cuide não só da Praça Mãe Domingas, mas também, das outras praças que serão entregues futuramente. Todo esse investimento é dinheiro público e ninguém melhor para cuidar do que é público, senão a própria população que fará o uso. A Secretaria de Administração informa que a praça vai ter vigilante dia e noite, não só para orientar o uso consciente do espaço, mas, se necessário, coibir atos de vandalismo e depredação do espaço público, acionando a polícia militar, quando necessário, porque lamentavelmente, antes mesmo da entrega da obra, atos de vandalismos foram registrados no local. A comunidade também pode ajudar a fiscalizar e denunciar. O cidadão de bem é aquele que não só cobra, mas, também ajuda a construir junto uma cidade melhor.

O QUE DISSERAM AS AUTORIDADES DURANTE A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO...

A primeira convidada da noite a falar foi a senhora Rozirene Alves Damaso, neta da homenageada e que recebeu o nome de Praça Mãe Domingas. A neta agradeceu pelo convite e pela reafirmação da homenagem à sua avó, Mãe Domingas, que segundo ela, foi uma grande mulher, que toda a sua vida se dedicou ao ofício de parteira, ajudando o próximo e realizando partos, não só em Miracema, como também nas cidades vizinhas. “Acredito que minha avó tenha realizado mais de 1000 partos na região durante o seu trabalho prestado à comunidade. Assim, agradeço a Gestão Municipal pela homenagem a minha avó e por não deixar a história dela ficar esquecida, pois também é a história de Miracema”, finalizou Damaso.

O Deputado Estadual, Nilton Franco iniciou sua fala fazendo um recorte histórico do discurso do falecido e ex-prefeito Moisés Costa, quando em vida e assumindo o paço municipal, pontuava: “Eu não quero ser bom e nem ruim. Eu quero ser justo” (In memoriam). “É justamente o que a prefeita Camila Fernandes está fazendo. Fazendo justo com o povo de Miracema. Ela está aplicando bem os recursos e o exemplo disso é esta maravilhosa praça. Conte comigo, Deputado Nilton Franco, conte com o Governador, Wanderlei Barbosa, que ele vai continuar te ajudando”, frisou o deputado.

Representando o Governador do Tocantins, esteve presente, Thiago Lopes Benfica, Secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, que na oportunidade agradeceu a Gestão Municipal pela parceria e se colocou à disposição para novos projetos, não só na área habitacional como também para o desenvolvimento da cidade. Concluiu sua fala parabenizando a qualidade da obra. “O que vimos aqui hoje, prefeita Camila Fernandes, é sinônimo de muito orgulho para nós do Estado. Saber que o recurso foi bem alocado”, destacou Benfica.

Os vereadores da base parabenizaram a prefeita Camila Fernandes por mais uma obra de excelente qualidade. Agradeceram o apoio do governo do Estado do Tocantins por mais esta parceria, que só quem ganha é a comunidade, fortalecendo a economia local. Miracema que tem se tornado um canteiro de obras nos últimos 2 anos e 3 meses. Neste mesmo sentido, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Luís Costa, também parabenizou a Gestão Municipal por mais uma obra voltada para os miracemenses, de tanta outras que estão por vir. Reforçou junto ao representante do Estado e às demais lideranças políticas, o compromisso da Gestão Municipal em sempre está buscando melhorias e recursos para alavancar e desenvolver a cidade de Miracema do Tocantins.   

Antes do descerramento da placa de inauguração, a prefeita Camila Fernandes, agradeceu a presença de todos, que mesmo sob o forte temporal, não deixaram de comparecer a solenidade de entrega da praça. Reafirmou mais uma vez o compromisso com a cidade de Miracema do Tocantins, com o povo miracemense. “Hoje, estamos aqui inaugurando mais uma obra de muitas que virão. São apenas 2 anos e 3 meses de gestão, e muito já conseguimos fazer. Muitos sabem o quanto o nosso município estava sucateado, submetido a endividamentos que acabaram comprometendo o orçamento do nosso município e prejudicando diretamente o nosso povo. Mas, felizmente, estamos vencendo todas as dificuldades. Já entregamos um pacote de obras em tão pouco tempo e iremos entregar muito mais”, afirmou gestora municipal.

Por fim, ela agradeceu mais uma vez o apoio do Estado do Tocantins, que injetou no município, por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda, R$ 2 milhões de reais. Recursos que segundo a gestora, proporcionou a revitalização de 3 praças, a construção de uma ponte de concreto na Região da Trindade, na Zona Rural e nos próximos dias, será lançada a Ordem de Início de Serviços para a pavimentação das ruas do Setor Brasil. “Responsabilidade, compromisso e transparência, este é o lema da nossa gestão”, concluiu a prefeita.

Atenção: na próxima quinta-feira (23), nosso TBT vai voltar no tempo e mostrar um pouco da Praça Mãe Domingas. Aguardem!

Miracema do Tocantins, 18 de março de 2023.