Dando continuidade à agenda de inaugurações, mesmo com muita chuva na região, a Prefeita Camila Fernandes, acompanhada dos vereadores, dos secretários, dos servidores e da comunidade local, realizaram no final da tarde deste sábado (18), a inauguração de uma Ponte de Concreto sobre o Córrego Até-Ver, na Região da Trindade. Ao todo, foram investidos mais de R$ 450 mil reais para garantir uma ponte de 10 metros por 5 de largura, proporcionando à comunidade da Trindade e região circunvizinha, maior segurança de trafegabilidade e escoamento da produção tanto aos pequenos e médios produtores quanto aos grandes.
Os recursos para a obra foram provenientes do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda, do Governo do Tocantins e contrapartida da Prefeitura de Miracema do Tocantins. A obra teve início no final de junho de 2022 e concluída no mês de janeiro de 2023. Passado o período de cura do concreto, foi dado início ao processo de limpeza do local e aterro das alas laterais da ponte. Segundo a comunidade local, a concretização da ponte é um sonho de todos que precisam circular e escoar a produção da região com segurança.
De acordo com o vereador, Assis Moura, responsável pelo requerimento para a construção da ponte, esta obra tinha um significado muito grande, pois, atenderia não somente a comunidade da Trindade, mas, todos que dependessem fazer a travessia, do pequeno ao grande produtor. Finalizou sua fala agradecendo a prefeita, aos vereadores, secretários e a comunidade local pela confiança depositada nele. “Quero dizer que esta obra é pequena se comparada as outras que você já fez, prefeita. Mas, a importância dessa ponte para essa comunidade, que eu vinha acompanhando, eu tenho certeza, foi maior que todas as obras que você fez”, concluiu emocionado o parlamentar.
A prefeita Camila Fernandes agradeceu imensamente a presença de todos que estiveram na solenidade de inauguração da ponte de concreto, mesmo com toda a chuva que caia no momento. Durante o seu discurso, a prefeita destacou que quando visitou a ponte, quando ainda era de madeira e viu que havia a necessidade de intervenção, dada as condições precárias, muitos moradores da região não acreditavam mais em promessas de gestores. Outros, deram um voto de confiança e acreditaram no projeto de construção.
“Enquanto eu estiver nesta gestão, primarei pelo bem desta cidade, pelo bem da população, buscando recursos para resolver as pendências que ainda existem no município. Nós ainda estamos com dificuldades financeiras, mas, já conseguimos resolver muitas pendências em tão pouco tempo. Portanto, gostaria que vocês pudessem acompanhar as nossas redes de sociais e ver o tanto que a gente já fez pela nossa cidade”, concluiu Camila Fernandes.
Por fim, é importante destacar que com a obra, algumas árvores próximas à ponte antiga tiveram que ser removidas para o desvio, para a passagem e manuseio dos maquinários, mas, que conforme foi informado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo menos 20 novas mudas de ipês já foram plantadas. De acordo com a Secretaria, existe a previsão de plantio de novas mudas logo após a entrega da obra. O replantio significa responsabilidade e compromisso com a natureza, que tão logo, terá sua mata ciliar completa e futuramente, florindo o local.
Miracema do Tocantins, 19 de março de 2023.