Ouvir Texto Stop

O Departamento de Iluminação Pública iniciou nesta segunda-feira (19) a recuperação do material utilizado na iluminação pública. O trabalho é realizado a cada 15 dias e tem como objetivo avaliar reatores, relés fotoelétricos, lâmpadas e capacitores que foram removidos durante as manutenções.

Diferente do que ocorre em outros municípios, em Miracema do Tocantins, o Departamento de Iluminação nunca faz o descarte imediato dos materiais retirados durante as manutenções noturnas. O mesmo sempre tem o cuidado de trazê-los para o Departamento para testes, evitando o desperdício de peças que servirão para novas manutenções.

Após a seleção do que pode ser reutilizado, o Departamento armazena e descarta o que não tem mais uso. Cerca de 20% do que é retirado durante as manutenções na iluminação pública, é recuperado e utilizado novamente. Isso gera economia e reduz o custo com a compra de novas peças, que o kit novo, varia de R$ 150,00 à R$ 300,00. É importante destacar que esses valores são para um único poste quando há a necessidade de reparação total, que inclui o relé, a lâmpada, os capacitores, a base e o reator.

Infelizmente, o custo por poste torna-se maior quando é preciso reinstalar uma nova fiação que por sua vez, foi furtada, recebeu descarga elétrica ou foi atingida por raios durante o período chuvoso. Além do mais, ações de vandalismo acontecem com a quebra de lâmpadas e das capas de proteção da mesma.

Mesmo diante de todas as dificuldades, o Departamento de Iluminação já realizou a manutenção em mais de 120 postes desde o final de março de 2021, em diferentes locais da cidade, conforme vem sendo divulgado nas redes sociais e na página oficial do Município. Reconhecemos que ainda existe um déficit de mais de 350 postes para receber manutenção, tanto na zona urbana quanto rural, mas, o Departamento vem trabalhando de segunda a sexta, das 17h30 às 23h59, exceto feriados e finais de semana, visando atender todas as demandas.

Por fim, é importante destacar que a licitação para compra de novos materiais está em fase em andamento, aguardando o retorno das cotações dos materiais que foram enviadas às empresas.