ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - SANTA MARINA FOI INAUGURADA NESTA SEXTA-FEIRA (10), COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES.

Foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (10), a construção da Escola Municipal de Educação do Campo Santa Marina, localizada na Região dos Pilões. A nova Unidade Escolar conta com 03 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala administrativa, 01 cantina, 01 banheiro masculino e 01 feminino, além de 01 depósito e o saguão. Uma obra construída com recurso próprio e que deve beneficiar várias crianças da região.
A solenidade de entrega da escola contou com a presença da prefeita Camila Fernandes, da Secretária Municipal de Educação, Rozineila Lima, de empresários, dos vereadores – Adão Pedreiro, Edilson Tavares, Francisco de Assis Moura e Núbio Gomes –, de secretários municipais, gestores escolares, professores, equipe de coordenação pedagógica e administrativa, servidores públicos, pais, moradores da comunidade e os estudantes.
A escola foi construída na Região dos Pilões após a doação de parte de um terreno dos proprietários e professores, Iêda Suarte Passos Cavalcante e o seu esposo, Osneide Cavalcante. Durante a sua fala, Iêda Suarte destacou a importância da construção da escola e parabenizou o esforço da prefeita Camila Fernandes, por ter tornado realidade esse sonho, que já tinha mais de 20 anos de espera e que foi prometido por vários gestores, cujas promessas nunca foram cumpridas. “Nós nascemos para ser professores e vamos finalizar nossos dias de vida como professores, e, nada melhor do que ceder um pedacinho nosso para realizar esse sonho, que se torna realidade hoje”, destacou emocionada a professora e atual Coordenadora Pedagógica da EMEC Santa Marina.
Durante a sua fala, o vereador Núbio Gomes, destacou a importância desta nova escola, tendo em vista, a precariedade que era antiga escola, que por muitos anos funcionou na Região da Ilha da Ema, mas, que por ser um espaço cedido, o município não podia realizar nenhuma benfeitoria no local. Destacou ainda, que além do terreno doado pela professora Iêda e pelo professor Osneide (mais conhecido como professor Rubim), outros terrenos foram cogitados, mas, após análises do Departamento de Engenharia Civil, os locais não foram considerados aptos em razão da umidade, que poderia trazer danos a curto prazo à estrutura da escola, como as infiltrações.
A secretária, Rozineila Lima, agradeceu a presença de todos e agradeceu também a prefeita por ter lhe confiado uma Pasta tão importante como a Educação. Destacou que a educação faz parte de sua família, da sua história de vida e é um sonho realizado. A secretária frisou que “todos nós temos sonhos e os sonhos fazem parte da vida. É através dos sonhos que a gente impulsiona a realizar. A gente pensa em ter uma profissão, uma família, uma casa. A gente busca a realização desse sonho. O sonho é um bom motivo para realizarmos as coisas em nossa vida”. A secretária agradeceu aos professores que cederam o espaço para a tão sonhada construção da escola e se colocou à disposição de todos, independente de lado político, haja vista que, a gestão administra para todos. Finalizou sua fala destacando que às vezes, “criticar é muito fácil, agora encontrar os caminhos e dar as saídas é muito mais difícil. E o difícil, gente, no final é muito compensador. Temos levado muitas pancadas, mas, gostaria de dizer a vocês, que aqui, só temos mulheres fortes e que às vezes a gente balança, mas nós não iremos cair. As críticas serão rebatidas com trabalho”, frisou Lima.
A solenidade de entrega da escola contou com a fala emocionada da prefeita Camila Fernandes, que agradeceu o esforço de todos os envolvidos neste grande sonho que era a construção e entrega da escola. Um sonho que já durava mais de 2 décadas. Destacou que o ex-marido, Moisés Costa, lutou muito durante os meses que esteve à frente do Paço Municipal, sendo um de seus desejos, garantir uma escola nova para a comunidade da Região da Ilha da Ema, dos Pilões e dos ribeirinhos próximos. Mas, que infelizmente, este sonho foi ceifado em 2018, quando ele foi assassinado.
A gestora municipal enfatizou durante o seu discurso que “administrar sem ter recursos suficientes não é fácil, mas a gente tem dado o nosso melhor para entregar a nossa comunidade tudo de qualidade”. A gestora frisou ainda que muito já foi feito pela educação do município e só não enxerga quem não quer. Dentre as obras destacadas pela prefeita estão: reforma da EMEF Francisco Martins Nolêto; reforma da EMEI Professora Dalva Cerqueira Brito; construção da EMEC Santa Marina; ampliação e reforma do CEMEI Dona Maracaípe, ainda em fase de conclusão; construção da Creche do Setor Mustafá Bucar, em fase de conclusão; compra de 10 vans novas para o transporte escolar; aquisição de 02 toros e 01 fiorino para auxiliar no transporte da merenda escolar. Destacou ainda que no mês de março serão entregues mais de 100 notebooks aos professores da rede municipal. “Tudo isso é compromisso com o dinheiro público e vale ressaltar, é recurso próprio, recurso da educação sendo investido na educação de Miracema”, concluiu Camila Fernandes.
CONTEXTO HISTÓRICO - EMEC SANTA MARINA
A EMEC Santa Marina surgiu no ano de 1998, e, após a enchente do lago da Usina Luís Eduardo Magalhães, no final do ano 2000, teve suas atividades paralisadas e grande parte das famílias e alunos foram transferidos para a Escola Municipal Campo Verde, criada pela lei nº037/2001, localizada no Assentamento Novo Mundo – construída pela Investco em razão das águas do lago terem abrangido a sede da escola. Com a remoção da unidade de ensino, muitas famílias não puderam acompanhar essa transferência e aqui permaneceram, havendo assim, a necessidade da revitalização da antiga escola, agora construída em um local cedido pelo fazendeiro de nome Edielsom.
Ressalta-se que esta unidade escolar recebeu esse nome (Santa Marina), em homenagem à Santa, festejada pelos moradores da região. Com relação ao início de suas atividades escolares, no princípio existia apenas 01 (uma) professora que iniciou suas funções pedagógicas no ano de 1998, com apenas 02 salas de aula, funcionando em um único turno, com ensino de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental – modelo multisseriado.
Prefeitura de Miracema do Tocantins - Gestão "Construindo uma nova história"
Miracema do Tocantins, 10 de fevereiro de 2023