Aguarde, carregando...

EM MAIS UMA RODADA DE REUNIÕES, PREFEITURA DE MIRACEMA E SEBRAE TRABALHAM NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CIDADE EMPREENDEDORA

Dia 18/05/2021

O terceiro encontro entre o SEBRAE-TO e a Prefeitura Municipal de Miracema, que traça as ações para a implantação do Projeto Cidade Empreendedora, um importante instrumento de fomento do desenvolvimento econômico local e regional, foi realizado nesta terça-feira, 18.

No período da manhã, os representantes do SEBRAE-TO, em uma reunião que contou com a participação dos Secretários Municipais Rômulo Brito, de Finanças, Tatiana Barros, de Educação, Salésia Fernandes, de Assistência Social, e Flávio Suarte, Secretário Interino de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apresentaram o projeto que envolve 10 eixos estratégicos.

Os dez eixos estratégicos são: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentação.

O Projeto Miracema + Turismo foi o principal tema abordado, que deverá ser implementado juntamente com o Diagnóstico do Turismo, um inventário da oferta turística e o desenvolvimento do Plano Estratégico do Turismo, que visa o desenvolvimento do turismo no Município, consolidando Miracema como roteiro turístico.

Além disso, o desenvolvimento do projeto Empreendedorismo na Escola, que visa a implantação de um programa de educação empreendedora nas crianças do ensino fundamental, como uma porta que se abre para a inclusão das crianças e adolescentes no empreendedorismo.

Outro aspecto fundamental do projeto é o desenvolvimento do projeto Inclusão Produtiva, através do programa Força Mulher, que consiste na formação empreendedora em mulheres em situação de vulnerabilidade, identificadas pelo CRAS, concedendo, além do conhecimento no empreendedorismo, os instrumentos de trabalho necessários para o desenvolvimento da atividade econômica.

Segundo a Prefeita Camila Fernandes o projeto é o início de um trabalho que visa resgatar a economia de Miracema, resgatar a autoestima e a esperança da nossa comunidade, inserindo Miracema no cenário econômico do estado, com o objetivo de gerar emprego, renda e desenvolvimento.

No período da tarde uma nova reunião aconteceu, desta vez com a presença do vice-Prefeito Aprijo Ribeiro, na qual foi tratado, entre outros assuntos, da implantação da Sala do Empreendedor, um local de apoio e suporte ao empreendedorismo, especialmente aos Microempreendedores Individuais – MEI, a nomeação de um Agente de Desenvolvimento que trabalhará diretamente com o empreendedor.

No encontro ficou agendado uma visita de técnicos do SEBRAE-TO ao empresariado do Município, nos dias 24 e 25 de maio, bem como a realização de uma Palestra voltada para o tema “Mídias Digitais”, como uma alternativa para o empreendedorismo on line especialmente em tempos de pandemia e de limitação da atividade comercial, que deverá ocorrer no Plenário da Câmara Municipal no dia 25, a partir das 19h00.