Nesta sexta-feira (3), foi finalizado o curso sobre Olericultura ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Instituto Monã, Prefeitura de Miracema do Tocantins através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O curso faz parte das ações propostas no Projeto Social que tem como foco as famílias beneficiadas pela moradia popular no Residencial Santa Rosa I e II.

A olericultura pode ser compreendida como o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécies de plantas, habitualmente conhecidas como hortaliças e que podem ser constituídas das seguintes partes das plantas: folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos. Para manter a alta produtividade, as boas condições do solo, nutrir as plantações e controlar a propagação de pragas, a olericultura orgânica depende de algumas questões como: culturas rotativas, restos de culturas, estercos de animais, adubos verde, resíduos orgânicos, cultivo mecânico e controle de pragas.

O curso ministrado pela agrônoma do SENAR, Daisy Parente, pôde proporcionar aos participantes um pouco de conhecimento sobre a olericultura, assim, como lidar com as boas práticas do manejo do solo, do plantio, do cuidado e da colheita. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender na teoria todos os cuidados essenciais para um plantio de qualidade, assim como, puderam colocar em prática parte destes cuidados a partir da horta comunitária construída no próprio Residencial Santa Rosa I e II durante o curso.

De acordo com a agrônoma Daisy Parente, “o curso vem como instrumento para mudar a vida e a realidade das pessoas. A horta, ela tem, assim, um mecanismo interessante que é, além do conhecimento técnico, da possibilidade de emprego e renda, mudar as condições das pessoas”. A profissional destacou ainda que, “a horta é este instrumento que vem para poder mudar a realidade das pessoas e o SENAR vem atuando com essa transferência de conhecimento e levando para a mulher e o homem do campo, o melhor que é voltado para a agricultura. Então, estamos sempre de portas abertas em parceria com as instituições, com o Ruraltins, com a prefeitura de Miracema do Tocantins e com a Aliar. Estamos de portas abertas para capacitar cada vez mais essas pessoas e podendo mudar a vida delas”, concluiu Daisy Parente.

Para o participante Luís Carlos, o curso foi muito relevante, tanto na parte teórica quanto prática, haja vista, o domínio dos conteúdos explanados pela instrutora. “Acredito que toda a turma teve um aproveitamento satisfatório e o nosso próximo passo será colocar em prática o que aprendemos” pontuou o participante.

Questionada sobre a importância do curso para o aprimoramento da horticultura, a senhora Eliane Alves, afirmou que a partir de agora, poderá ampliar o seu viveiro e cuidar melhor, tendo em vista que o curso proporcionou algumas técnicas de plantios e cuidados, como combater as pragas, realizar uma adução com segurança. “Com essa oportunidade, pude melhorar minha capacidade de manejo com minha horticultura a partir dos vários conhecimentos que foram apreendidos ao longo desta semana. Então, pra mim foi maravilhoso. Espero colocar em prática tudo o que aprendi em sala de aula”, frisou Eliane Alves.

Outro participante do curso e morador do Residencial Santa Rosa II, o senhor Sebastião Pereira, destacou que o curso chegou numa boa hora, uma vez que, era um pedido dele e de outros moradores do residencial. “Já aprendi muito e quero aprender mais. Já sei manusear uma horta só pelo que aprendi com a professora. Nossa condição financeira é muito fraca e a horta chegou numa boa hora, pois, ela vai suprir as nossas necessidades de consumo, e pode servir, inclusive, como uma renda extra”, afirmou Pereira.

O Secretário Municipal de Agricultura, Marcelo Borges, ver como uma excelente oportunidade a parceria do SENAR com o Município, principalmente, neste momento no qual a Secretaria vem desenvolvendo um trabalho de levantamento de todas as hortas ativas e inativas no município, visando dar um suporte e orientação técnica aos produtores. “A nossa Secretaria quer ser o braço daqueles que desejam produzir, daqueles que desejam gerar renda em nossa cidade e o que estiver ao nosso alcance enquanto Município, Secretaria, nós vamos fazer”, disse Borges.

Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Luís, agradeceu a parceria do SENAR com o município e por proporcionar aos moradores do Residencial Santa Rosa I e II, conhecimento a cerca do manejo, plantio e colheita das hortaliças. “Além de proporcionar uma produção para o próprio consumo, pode contribuir para gerar uma renda extra aos nossos pequenos produtores. Portanto, a Secretaria se coloca à disposição da nossa comunidade, do SENAR e dos órgãos que queiram contribuir para melhorar e transformar a realidade dos nossos moradores”, concluiu José Luís.

Por fim, as Secretarias se comprometeram a dar total apoio a continuidade dos trabalhos iniciados na horta comunitária do residencial, seja com apoio técnico, parcerias ou cursos. Mas, o importante é que o primeiro passo já foi dado e só quem tem a ganhar é a comunidade local, que há muito tempo esperava por esta oportunidade. Ressaltamos que outras ações do Projeto Social serão desenvolvidas junto aos moradores do conjunto habitacional no decorrer de 2023, tanto pelo Instituto Monã quanto pela empresa Painel e Pesquisas, credenciadas pela Caixa Econômica Federal para executar o Trabalho Social, que é uma exigência do Programa Minha Casa Minha Vida.

Miracema do Tocantins, 03 de março de 2023.