| Modo Escuro

A EMPRESA JASPE ENERGIA, CONCLUIU NESTA TERÇA-FEIRA (15), A INSTALAÇÃO DE NOVOS LEDs EM VIAS DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS.

Foi concluída nesta terça-feira (15), pela empresa terceirizada, Jaspe Energia, a instalação de 319 luminárias de LED, das 320 unidades que o município foi contemplado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da ENERGISA – Chamada de 2021. Dos 320 postes selecionados a receber a luminária de LED, apenas 1 local na Avenida Zeca Pereira não foi possível trocar devido a cobertura do Comércio. Mas, a mesma ficará disponível no Depósito do Departamento de Iluminação Pública do Município para instalação futura, quando possível.

Os trechos que foram contemplados no Projeto de Eficiência Energética da ENERGISA em 2021 foram: Avenida Irmã Emma Navarro, Avenida Primeiro de Janeiro, Avenida Francisco de Assis Rocha, Avenida Chico Verde, Avenida Zeca Pereira, Avenida Alzelino Luz e Avenida Getúlio Vargas. Ressaltamos que a escolha dos trechos atendeu a critérios técnicos, no qual são avaliados os locais com maior consumo de energia, ficando este alto custo, sob a responsabilidade do Município.

Assim, foram substituídos lâmpadas e reatores vapor de sódio (essa iluminação laranjada), que variaram de 400 a 150 watts, por LEDs de 150 a 60 w. A ENERGISA investiu mais de R$ 340 mil reais no melhoramento da eficiência energética do Município, sem custo algum para a Prefeitura. Quem percorre os trechos em questão pode conferir a diferença na qualidade da iluminação. Isso representa aos cofres do município mais 70% de economia, que pode ser investido noutras áreas.

Para a Chamada Pública de 2022, o município indicou os seguintes trechos para concorrer em dezembro de 2022 e, se aprovado, ser executado no segundo semestre de 2023: Praça Adriano Milhomem, Avenida Antônio Ulisses, Avenida Salvador Noleto, Avenida Hosana Cavalcante, Avenida Tocantins, Avenida C, Avenida Industrial, Rua Severino Pinheiro, Rua Maranhão, Rua Prudenciana Barros, Trecho do Anexo da Prefeitura e Caixa Econômica Federal, além da Rua 09. São mais de 380 pontos indicados.