O mês de junho é tradicionalmente conhecido como o mês junino em alusão a festa junina, uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho, no Brasil e em vários outros países. É importante lembrar que esta festividade é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.

No decorrer do mês de junho, vários estados brasileiros aderem as festividades juninas, tendo a cidade de Campina Grande, na Paraíba, a maior festa de São João do mundo, com mais de 100 mil pessoas prestigiando o evento durante todo o mês de junho.

Em razão da pandemia da covid-19, as festividades do São João em Miracema do Tocantins estavam suspensas desde 2020, sendo retomadas em 2022, dois anos depois, após a redução dos casos de covid e em razão da ampliação da população vacinada, o que segundo a prefeita Camila Fernandes, foi o que possibilitou o retorno de eventos e outras atividades que estavam suspensas no Município. A prefeita ainda pontuou a importância de os miracemenses continuarem procurando os atendimentos de saúde, seja para fazer os testes de covid, seja para tomar as doses da vacina contra a covid-19.

Com todos estes avanços positivos, a Secretaria Municipal de Juventude e Cultura com o apoio da Gestão Municipal, das secretarias e da comunidade pôde realizar nesta sexta-feira (24), o 3° Arraiá de Miracema, contando com premiações em dinheiro, troféus e medalhas para as juninas que fizeram a inscrição e participaram do campeonato de quadrilhas 2022, realizado pela Prefeitura Municipal. Que ao final, teve como campeã a quadrilha junina Evolução do Sertão e como vice a Flor do Norte, que a secretária parabeniza todos pelo empenho e trabalho realizado. Mas, antes das apresentações oficiais, a Secretaria Municipal de Assistência Social abrilhantou a abertura do Arraiá com a apresentação das quadrilhas juninas composta pelos idosos e pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Segundo a secretária, Tatyhellem Martins, o arraiá de 2022 superou todas as expectativas e trouxe ao circuito junino, muitas famílias, jovens, crianças e idosos, que ficaram mais de 700 dias sem arraiá e sem outros eventos culturais por conta da pandemia. A secretária destacou ainda, que para o ano de 2023 a Secretaria Municipal de Juventude e Cultura vai preparar um evento marcante na história de Miracema, com shows, premiações, praça de alimentação e tudo que for possível. Ela pede ainda para os miracemenses que não se vacinaram ou que não tomaram as doses de reforço, para assim fazer, para que o município possa proporcionar a todos, eventos seguros tanto em 2022 quanto em 2023.