PREFEITURA RENOVA PROTOCOLO DO FOGO
Protocolo Municipal de prevenção e controle do uso do fogo é renovado
Publicado em: 03/07/2017 ás 22:07:00 Autor: Antonio Luiz Fonte: Ascom/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hidricos

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como Secretário Gênes Francelino, Engenheira Florestal Lusiane de Sousa,  e a Coordenadora Osmarilia Neves,  discutiram Juntamente com os técnicos da Naturatins que são também Educadores Ambientais, a Senhora Nelma Mota e o Senhor Rodrigo de Freitas, durante os dias 26, 27 e 28 de junho, referente a renovação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo.

Lembrando que o Município de Miracema do Tocantins estava há dois anos sem efetivação do Protocolo do Fogo, e na gestão do atual prefeito Moisés Costa viu-se a extrema necessidade da utilização deste importante recurso para combater e diminuir os focos de incêndios da cidade e do Município.

O Prefeito Moisés falou em entrevista  que “O Estado do Tocantins tem muitos focos de incêndios, sendo um dos primeiro na estatística  a nível nacional, e as ações programadas vão contribuir para melhoria da qualidade de vida não só da nossa comunidade como também a preservação do nosso cerrado”, concluiu.

O Protocolo do Fogo tem como objetivo principal antecipar ações de controle e combate às queimadas antes, e durante o período de estiagem.

O Secretario do Meio Ambiente e Recursos Hídricos também se manifestou favorável este projeto dizendo “O dever de cuidar do meio ambiente é de cada um de nós, porque somos parte dele e dependemos dele para a nossa própria sobrevivência”.

O documento tem vigência de dois anos a partir da assinatura, e nesse período as entidades que assinaram o acordo se comprometem voluntariamente a combater as queimadas na cidade. O Município pôde renovar o acordo, após uma averiguação do Naturatins constatar que as ações desenvolvidas ao longo de dois anos foram positivas e contribuíram  para a diminuição dos focos de incêndios.

A Engenheira Florestal Lusiane Moura de Sousa analisou e disse que “É importante a implantação do Protocolo do Fogo no Municipio de Miracema do Tocantins para que possa ser trabalhado junto à população ações ambiental para minimizar os focos de queimadas, visto que o bioma cerrado é o segundo do Ranking”.