Colônia de pescadores busca ajuda para construção de sua sede
Publicado em: 20/09/2017 ás 10:09:00 Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins

A Diretoria da Copemito – Colônia de Pescadores de Miracema do Tocantins – se reuniram nesta terça feira dia 19 de setembro com o prefeito Moisés Costa, representada pela Presidente Maria do Socorro de Sousa Santos, com a participação também do Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genes Francelino Alencar, para tratar de assuntos diversos.

Um dos assuntos é principalmente a preparação do terreno para construção da sede da entidade e também do frigorifico que muito vai beneficiar a comunidade.

Outra tem abordado foi a limpeza do Rio Tocantins e Córrego Correntinho que é uma das metas importantes que todos os anos é feita uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Copemito, evitando assim vários transtornos cometidos pela sociedade.

A Copemito – Solicitou ao Prefeito Moisés apoio no sentido de intervir junto ao Naturatins relativo ao Licenciamento da área para a construção da sede e do frigorífico.

Apoio nos eventos realizados pela Colônia, participação efetiva dos pecadores nas feiras livres.

Dia 14 de outubro é realizada “A Festa do Pescador”, um evento do calendário da entidade, e o Prefeito Moises, se dispôs a dar um apoio para realização do mesmo. E com relação a área para construção da entidade e do frigorifico ele mencionou que: “Iremos contribuir com a terraplenagem do terreno e, no que for possível para que a Colônia se fortaleça cada vez mais na sua sede”, concluiu o mesmo.

A Copemito é uma organização sem fins lucrativos de pescadores (as). Atualmente, com uma média de 100 associados (as), tem como objetivo promover a convivência, a formação e a participação para a cidadania, além de estimular o protagonismo e autonomia dos participantes.

Fundada em 2006, o grupo trabalha de forma conjunta, compartilhando os princípios do associativismo, além de focar e buscar formações constantes para seus associados (as). A partir de 2010, a Copemito intensificou sua luta, organizando e executando atividades anuais, como a abertura do período de pesca (fim da Piracema); a festa de comemoração do dia do pescador; promoção de eventos incentivando o consumo de peixe e ações destinadas ao início da Piracema, ações que contribuem para o desenvolvimento local da região e integram a comunidade nas atividades relacionadas ao meio ambiente, à cultura, à gastronomia e à saúde.