Prefeitura de Miracema promove mutirão para atualização no Cadastro Único
Publicado em: 08/11/2017 ás 18:16:00

Agindo em consonância com a determinação do Governo Federal o qual orienta e estipula prazo sobre a atualização das informações no Cadastro Único, a Prefeitura de Miracema do Tocantins promove neste mês de outubro, um mutirão para esta finalidade. A ação já vem acontecendo no atendimento cotidiano prestado ao público pela Secretaria de Assistência Social.

O Cadastro Único é a porta de entrada do cidadão para os benefícios sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, Benefício de Prestação Continuada e outras políticas públicas.

Atualmente, existem 3945 famílias em Miracema que estão inseridas no Cadastro Único, destas, 2881 já atualizaram seus cadastros. A Secretaria de Assistência Social alerta ainda aos inscritos no Benefício de Prestação Continuada, que o prazo para atualização de seus dados segue até o dia 31 de dezembro, sob pena de suspenção do benefício para quem não passar pelo processo.

A atualização cadastral faz com que os benefícios sejam disponibilizados para o público apto ao seu recebimento e o procedimento é de fundamental importância para a lisura e continuidade dos programas, neste contexto, o Executivo Municipal convidou integrantes da Defensoria Pública e Ministério Público a participarem das ações tornando-as ainda mais transparentes. O intuito é detectar possíveis falhas e aplicar as devidas correções.

O serviço de atualização foi iniciado ainda em janeiro e todo um levantamento está sendo feito para que a análise situacional seja concluída e a averiguação dos dados seja eficiente. Caso sejam identificadas situações em desacordo com o que orienta as regras do Programa, a Prefeitura de Miracema tomará as medidas cabíveis para que tal situação seja regularizada sem que haja qualquer dano ao erário.