Segunda Formação sobre Programas do Instituto Ayrton Senna acontece em Miracema
Publicado em: 06/03/2018 ás 12:24:00

Dando sequência à Formação de Implantação dos Programas IAS (Instituto Ayrton Senna) com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Miracema do Tocantins, aconteceu na manhã desta terça-feira, 05, na Sala de Reunião da Semed-Secretaria Municipal de Educação o segundo encontro da equipe. 

Os Programas do IAS, serão desenvolvidos em seis Escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo: EMEI Vilmar Vasconcelos Feitosa, EMEI Profª Dalva Cerqueira de Brito, EMEF Francisco Martins Noleto, EMEF Brigadeiro Lísias Rodrigues, EMTI Campo Verde e EMEC Vale do Tocantins. 

Conforme a Semed, a expectativa da parceria junto ao Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte, é superar os principais problemas que impedem o sucesso dos alunos, como o analfabetismo e a distorção idade-série, incluindo o abandono escolar.

O IAS conta com o Programa “Circuito Campeão” que tem por objetivo melhorar a qualidade de ensino dos anos iniciais da Rede Pública, através de monitoramento dos indicadores de sucesso do programa, e oferecer oportunidades de desenvolvimento qualificando a aprendizagem dos alunos matriculados na 1ª fase do Ensino Fundamental, através de processos gerenciais e pedagógicos.

O “Acelera Brasil” que é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a sequência de estudo que o aluno frequenta. Contribui para que o aluno em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental de maneira que possa avançar em sua escolaridade. 

E o Programa “Se Liga”, ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental, combatendo o analfabetismo nos anos iniciais, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Com alunos que repetem um ou mais anos e são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita.

Notícias relacionadas